A Bicicleta de Equilíbrio e sua “eficiência”

A gente já divulgou bastante a bike de equilíbrio aqui no blog e no facebook. Mas agora, eu gostaria de contar a experiência do meu filho Gael, que usa esse tipo de bike desde pouco mais de 18 meses.

10365908_959776494049510_2179123969250068784_n
Aqui ele tinha 1 ano e 9 meses e estava fazendo o test-drive de um modelo antigo que tínhamos na loja.

Hoje o Gael tem 3 anos e 5 meses e sempre que possível ele cata a sua bike e sai por aí. Mas ele sempre foi fissurado em movimento, o que talvez tenha ajudado. Não tinha chegado a pensar em passar ele pra outra maior, pois faz pouco que ele domina a dele. Foi bastante tempo de experimentação, carregando pra cima e para baixo, muitas vezes nem montado estava.

Mas, no último fim de semana, estávamos na casa de um casal querido que tem 3 filhas. A mais nova tinha uma bicicleta igual a dele. A do meio, tinha um modelo maior, aro 16, se não me engano. Ele quis experimentar a maior e eu fiquei receosa, mas minha amiga, que o viu andar na bike da menor e já passou por esse processo antes, disse que ele daria conta. No sábado, demos algumas voltas no pátio da casa deles e ele estava melhor do que eu poderia imaginar, foi o clássico, segura no banquinho e vai acompanhando (haja coluna, né minha gente?) Rapidinho ele pedia pra eu soltar e assim foi experimentando pedalar e se equilibrar. No domingo fomos com todos para um parque e lá Gael deslanchou. Encaminho o vídeo para que vocês o vejam. Percebam a distância que ele toma de mim (que a essa altura já tinha dado várias voltas juntinho dele e estava morta com farofa)!

Eu fiquei bem feliz, é claro! E quis compartilhar, pois sei que respeitar o processo natural de aprendizagem nem sempre é fácil, nossa sociedade nos cobra o tempo todo pular fases. E nem sempre acreditamos nessa “novidade” das bikes de equilíbrio, mas é só observar as crianças, essa história de pedalar os atrapalha, pedais e rodinhas só atrapalham a possibilidade de conhecer o instrumento, sentir seu corpo, aprender a equilibrar-se.

Deixe um comentário

